segunda-feira, 21 de julho de 2014

NAVIOS DA MARINHA GUERRA PORTUGUESA DOS SÉC. XVIII E XIX (V)

 NAU “S. FRANCISCO”
Foi construída nos fins do século XVIII, e pelo seu aspecto, contemporânea da nau “D. Maria I”. Pertenceu à Marinha de Goa. Era navio de grande tonelagem e fez várias derrotas à Índia, como nau de viagem, transportando carregamentos valiosos. Por aqueles tempos todos os navios andavam corridos de artilharia e as grandes charruas mercantes portuguesas eram notáveis pelo seu aspecto militar.
O modelo apresentado, ainda que duvidoso e muito avariado, foi comprado em 1888 pelo contra-almirante António do Nascimento Pereira de Sampaio para o Museu de Marinha. Foi depois restaurado, com o possível rigor, sob a direção do Segundo Tenente graduado Luiz Baptista Gonçalves, mestre de aparelho e manobra da Escola Naval.
Na Marinha de Goa, de 1776 a 1800, figurou uma fragata “S. Francisco Xavier”, de quarenta e duas peças. O Vice-Rei, conde da Ega, mandou, em 1758, construir em Damão vários navios, achando que as fragatas de quarenta, trinta e vinte e quatro peças eram as mais apropriadas para o serviço daquela costa, por se poderem aproximar mais de terra. À falta de melhores indicações parece poder-se considerar este modelo como sendo um dos navios desse tempo.
Em 1602 houve uma nau “S. Francisco”, que encalhou nas pedras da barra de Coulão, e depois de reparada regressou ao reino em 1604. Existe na Sociedade de Geografia de Lisboa uma lápide, que esteve na Biblioteca Pública e depois na Escola Naval, que comemora este facto. Servia de pedestal a uma cruz feita do mastro da nau e votada a S. Francisco pelos tripulantes.
 (In “Modelos de Navios” que pertenceram ao Museu de Marinha, elaborado pelo Capitão de Fragata João Braz de Oliveira, em 1896).
Carlos Nunes Ferreira

 
 

Sem comentários: