sábado, 23 de julho de 2016

REGRESSO À ILHA DOURADA (17)


Quarta, 18 de maio

Dois dias antes da marcante data do DIA da MARINHA, 6 “intrépidos HC” e 2 corajosas “mulheres de armas”, honrando a epopeia dos nossos antanhos, partiram à descoberta do Ilhéu de Cima!
Assessorados pelos 1Ten Figueiredo Pereira e pelo “cronista” SCH L Rocha Jacinto, desbravaram o “caminho marítimo” que liga a marina de Porto Santo ao “desembarcadouro improvisado” do Ilhéu de Cima. O declive, que era visível, das “escadas” (pedras de seixo rolado) que permitia o acesso ao topo do Ilhéu e respetivo Farol, indicando uma inclinação muito próxima dos 90º!!, dizia-nos que a aventura iria sair cara!
Que o diga a Anita Godinho que foi “gastando” as solas dos seus “confortáveis mocassins”, (comprados na Feira de Abrantes!), o que prenunciava um problema inevitável na descida para o regresso. Mas, uma vez mais o espírito inovador e imaginativo dos HC, desta vez na pessoa do Manuel Menezes, desencantou uma “manobra” de reciclagem para a renovação do calçado da Anita. Pensamos que neste momento a “patente” desta ideia já estará em processo de registo internacional pela indústria de calçado de S. João da Madeira!!.
Como todos imaginam, o primeiro a atingir o topo do Ilhéu foi o nosso atleta João Martins, acabando por ser confundido, à chegada do resto do grupo (15 a 20 minutos depois e na razão proporcional das barrigas e prática desportiva mais recente!), com um guarda-florestal pelo equipamento desportivo que trajava e que a câmara fotográfica da Maria de Deus tão bem registou para a posteridade.   
Já no cume, ainda subimos à campânula do Farol e a seguir percorremos o perímetro do Ilhéu até ao caminho da descida, sempre sobrevoados, em voo picado, por bandos de gaivotas, que tentavam afastar os “intrusos” dos locais de nidificação.
Em resumo, uma jornada “gloriosa” e inesquecível, que ficou registada, não só pela excelente reportagem fotográfica da Maria de Deus, mas também pelo CERTIFICADO oferecido pela Autoridade Marítima a cada um destes “aventurosos aventureiros”!
À noite jantámos no Restaurante Apolo 14.
No passeio digestivo desta noite encontrámos o bar Rei da Poncha que nos cativou sobretudo com a poncha de tangerina. No regresso, mais uma sessão de Bingo.


 

 

 

Sem comentários: