terça-feira, 16 de novembro de 2021

CELEBRAÇÃO DO “DIA DO HC” - 57º Aniversário

 PRÓ-MEMÓRIA

Bergantim Real, remos ao alto contendo emoção, embarcações com história que aos presentes pouco dizem, último recanto de festa adiada até que a confiança se pronuncie: não será cedo? Cedo ou tarde, os sentimentos falam por si, e noite fora, corações ao alto, presenças contadas, passeios vividos salteados, qual arquipélago por marinheiros desejado!

Se à rainha seus súbditos vassalaram, o HC, às penélopes honraram, com as luzes e o som, que faz dos homens o racional dos racionais.

Novembro ido, cais do Mindelo, o jantar servido em viagem de instrução, diz aos presentes o que os humanos, justamente, mais apreciam, a aguarela da exaltação ao alcance de objetivo comum: a fuga para a liberdade. Restava um ano para, Lusíadas datado e espada ao peito, em voz contida, a juramento havíamos de aceder.

VIVA A MARINHA, QUE S. JORGE VOS PROTEJA!!!

Memoráveis, logo pelo Vairinhos recordados, oito cadetes e seu timoneiro, abriram portas à notoriedade, com o CNOCA ao peito e o HC no remetente, remeteram os notáveis da arte para a vulgaridade, foram campeões nacionais! Fosse hoje e, às escadas de Belém subiriam.

Vasconcelos Carrasco, Martins Vairinhos e Zenóbio Cavaco, ao momento juntaram recordações, feito com merecidas honras do "Livro do Curso".

Enquanto o Planetário, renovado, assumia por apelido a Marinha a que sempre pertenceu, a "Família HC", percorria o largo do Museu de Marinha e, entre Galeotes, fez da noite a ambicionada recuperação da sua identidade, por dois anos adiada.

Idade da Inocência, seleção musical de gosto irrepreensível, e ementa servida em cataplana, e eis noite de gala, onde os parabéns cantados e foto de família, se ajustaram com perfeição. Ao Jorge Augusto Pires e família, muitos parabéns.

O "DIA DO HC", ontem almoço hoje jantar, tal como em 18 de Novembro de 1966, constará das memórias que, por filhos e netos será recordado, tal a força da amizade que nos une...até sempre!

João Sadler Simões




Sem comentários: