quinta-feira, 24 de novembro de 2022

CONVÍVIO DE NOVEMBRO

Oito anos volvidos, das Margens de Sonho ao Clube Militar Naval, da Biblioteca Joanina à Biblioteca do CMN, os morcegos repousam, os morcegos recuam para os humanos, esses predadores infames, tomarem posse, se socializarem, senhores do tempo e do modo.
Última instância de tertúlia ameaçada, os livros, esse espólio coerentemente alinhado com o mar e seus utilizadores, foram refúgio de amigos, qual câmara de oficiais em dia de navegação. De quarto a deveres familiares, o Centeno e o P. Coelho, ausentaram-se prematuramente, como se à ponte fossem chamados!
O polvo, esse magnífico pitéu, tão ameaçado pelos excessos humanos, fez as delícias dos presentes, não só pela consistência do mesmo, como pelo saudável óleo que aos lagareiros se deve.
Por fim, já o Clube Militar Naval regressava à pacatez das horas mortas, cheio ou normal, o café foi servido, associando ao seu valor digestivo, o afamado produto escocês, magnésia bisurada, pó milagroso de anos idos.
Dívidas regularizadas, ao Natal se projetou o futuro, embora, por motivos alheios, a iluminação de gala tenha de ser poupada!
Até dia 13, terça, e que os morcegos nos desculpem mas, o seu teatro de operações, deixou saudades!

João Sadler Simões


Sem comentários: