terça-feira, 7 de março de 2023

ENCONTRO MENSAL DE FEVEREIRO

Caretos de Podence, pelas ruas afastam demónios, e projetam um mundo melhor, caretos HC, de Cascais ao Clube Militar Naval, encontram consensos projetam outros destinos outros rumos, dão asas à imaginação. O Carnaval ecoou, o Carnaval, por aldeias e cidades, do litoral ao interior, deixou a mordaz crítica social, libertou de preconceitos sociedade por eles balizada!  
Pois bem, os caretos HC, entre tertúlias e seus efeitos, projetam para o presente e para o futuro, não só a definição dos programas inscritos no PLANOP, como as comemorações HC60, dentro do espirito da Cimeira Ibérica, ou seja, obedecendo a uma estratégia de desenvolvimento da raia (não confundir com a alhada, pitéu de eleição entre algarvios).
O frio continental ou nordestino, gela feições reprime ideias, no entanto, quando pela lateral, "escada de portaló" vencida, as honras dão lugar aos abraços, já o vento norte deu lugar ao levante, pelo Mediterrâneo temperado. Enfim, velhos amigos as enxárcias partilharam, não vá o navio pairar!
Aos presentes, sempre escassos mas sempre animados, o CMN, oferece a câmara que partilharam e da qual nunca se esquecem, tais os sonhos tais os desafios tais as aventuras, já que de amores e desamores, Camões cantava e, muitos, com o fado, pelo mundo navegaram, sentimentos deixaram. Cruzam-se os cursos, patronos vários, guarnições, comissões, enredos que, uma vez contados, a perenidade alcançam! 
Escrever é preciso, pois muitas são as histórias que não resistem à inércia dos narradores;
Escrever é preciso, pois só assim se reduz o deficit da história;
Escrever é preciso, para que o legado ofereça rigor!
Bola de Cristal, sensível proteção dos logísticos, uma vez quebrada, urge ajustar a acção à realidade, realidade que, perante greve da CP, se ajustou. A tertúlia foi adiada para terça, 07 de Março.
Sete ilustres HC's, surto inflacionista superado, cumprindo a tradição, acedem às instalações do já nosso Clube, trocam emoções trocam opiniões, saudando, com taça de Borba branco, o futuro, já que do passado já deixaram vasto testemunho.
Se a mente sai reforçada pela amizade, o corpo, entre os pratos do dia, escolha partilhada entre o ensopado de borrego e o rosbife, regenera-se, pois o trabalho que se segue, é duro e responsável: AS COMEMORAÇÕES HC60 a ocorrer em 2024!
Com a Primavera, que em breve nos envolverá com o seu encanto, ocorrerá a próxima tertúlia. Até lá, até 28 de Março!
João Sadler Simões

Sem comentários: