terça-feira, 18 de abril de 2023

CONVÍVIO MENSAL DE ABRIL



Liberdade, quem se arroga de a ter e praticar, deixa aos demais o espaço e o engenho de a utilizar, e a si recorrer para os demais subjugar! Contradição? Antes realismo fruto dos anos vividos e análise feita. Talvez por isso, os que por ela arriscaram, agora, por despeito ou desconfiança, não passem de MEMORÁVEIS em fotografia emancipados.
Emancipados, no preto e branco pousados com nobre passe-partout, com o talento de bem fazer que ostentam e juram praticar...mesmo com sacrifício da própria vida, clamam por dias melhores! Será isto o expoente da liberdade? Será isto o seu oposto? Enfim, a liberdade de uns termina, uma vez colida com a liberdade dos outros!
Reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, com carácter regular, para discutir temas e assuntos, em especial literários, eis as tertúlias, semente que os ventos de leste transportaram, práticas em Paris nascidas e por outras paragens vividas, enfim, o café e seus aromas, concerto de opiniões que, do Chiado ao Café Gelo, passando pela Brasileira, juntou sentimentos juntou ideais! As portas cederam e Abril trouxe liberdade, a liberdade começou a andar por aqui.
O Café Gelo, local que para a história deixou o seu legado, gelou os que por lá passavam pois, as mesas redondas geradoras da consciência coletiva evoluíram para o balcão corrido e fastfood, geradoras da consciência individual, geradoras de empreendedores, garbosamente reunidos em Web Summit! Experiência, felizmente, abortada já que, de Gelo a Abracadabra, a Gelo voltou honrando a sua história.
Os amigos, que em tertúlia se reúnem mensalmente no Clube Militar Naval, honram o espírito e respeitam a tradição, em mesa redonda se sentam e, fotografia de ocasião, dão há vida vivida, a cor e o ritmo antes censurada: VIVA O 25 DE ABRIL VIVA A LIBERDADE!!!
MEMORÁVEIS, pose a preto e branco, pose a côr, arquitetura facial que, sessenta anos idos, ao nome ficam ligados como se de impressão digital se tratasse! Assim, das páginas 14/15 do "Livro do Curso", temos os memoráveis 8; 14; 15; 20; 24; 37; 40; pag. 17 VC e ainda, os mal vestidos da pag. 19 SS e SF, os mesmos que, à mesa sentados, se confrontam com a máquina, se confrontam com o tempo!
Enfim, o tempo e o seu poder oxidante associado ao oxigénio, fonte de juventude fonte de envelhecimento, "Nutribalance" recomendado, qual elixir de saúde e longa vida. Ao Monteiro Coelho, cuja voz, cuja experiência é exemplo, fará o eco desejado? Veremos.
O pernil, os filetes, os doces, os digestivos (Bar Aberto a toque do Zenóbio) perdão, estamos em dia de festa, perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe e, claro, os próximos serão de abstinência serão de sacrifício! Não esqueçam amigos HC, não esqueçam o próximo dia do pecado: 23 de Maio, até lá caminhar, caminhar!!!
VIVA O HC, VIVA O HC60.
João Sadler Simões


Sem comentários: