sexta-feira, 19 de abril de 2024

COMEMORAÇÕES HC60

PELO TERREIRO DO PAÇO 


De acordo com o PROGRAMA que tem vindo a ser estabelecido das comemorações dos 60 anos da entrada do HC na Escola Naval, no passado dia 17 de abril a delegação do Curso apresentou cumprimentos ao ALM CEMA. Para a história do nosso Curso aqui fica o registo:


PRÓ-MEMÓRIA

Pelo terreiro que, em tempos, aos reis deu tragédia, quatro ilustres paisanos, deram conta do prestígio perdido! É que os anos passaram, cicatrizes ficaram e, os feitos, se nos anais ficaram, por desdita, os tempos apagaram! Ao portão ficaram rogando por salvo-conduto, oficial de segurança que, torniquete, passos perdidos e longa escadaria vencidos, à sala de espera foram remetidos, pois o estado de prontidão, esse, tão cultivado pela organização militar e, porventura associado a justa remuneração, não estava assegurado. 
Meter água, mesmo que Campilho seja, aos velhos marinheiros não é bom presságio pois, dissuasão vencida e Acão tardando, retemperar era preciso, tal o calor de El Ninho e movida turística, que ensombra a baixa pombalina!
Das Corvetas à PNM, cinquenta e quatro anos volvidos, o mesmo talant de bien faire, esforço de renovação para uma Marinha de futuro e com futuro, do pessoal aos meios, passando pela organização, à ilustre delegação HC60, o Alm. CEMA deu conta, em curta e esclarecedora exposição. Antes porém, foi entregue azulejo, onde o tempo e o modo, fazem sobressair quanto, à Escola e Patrono (Escola Naval e Alm. Hermenegildo Capelo respetivamente) estamos gratos, tal os códigos de conduta adquiridos, segredo da amizade e coesão de grupo!
Virar costas, retemperar energias, fazendo do HC60 e suas comemorações, emoções vividas e a viver, foi pretexto de encontro posterior do GTHC, já o ocaso marcava o horizonte de Algés observado.
VIVA O HC60!
João Sadler Simões

Sem comentários: