terça-feira, 8 de novembro de 2011

ALGUMAS REFERÊNCIAS SOBRE O NRP SÃO RAFAEL E NÃO SÓ…

Segundo informações colhidas em diversas publicações na Biblioteca Municipal de Vila do Conde, e também junto de descendentes de pessoas que viviam em Vila do Conde no dia do naufrágio (21/10/1911), o navio entrou na implantação da República, tendo bombardeado o Palácio das Necessidades na manhã de 5/10/1910, sendo comandado pelo CFR CABEÇADAS JÚNIOR. Este distinto Oficial era tio-avô do SR ALM MENDES CABEÇADAS, Ex CEMA e Ex CEMGFA pertencente ao Curso NUNO TRISTÃO (1961/1965) da ESCOLA NAVAL. Um ano após a Implantação da República, o navio foi destacado para o Norte, por que estava em curso a Incursão Monárquica do Norte chefiada pelo GEN PAIVA COUCEIRO, e era necessário abafar a revolta daqueles Militares que queriam reimplantar a Monarquia.

Cerca de 10 dias antes do naufrágio, foi nomeado um Oficial para comandar o SÃO RAFAEL que era Monárquico CFR LUDOWICE BARBOSA, que naturalmente não concordava com a missão que tinha sido atribuída ao navio.

Conta-se que entretanto ele resolveu encalhar o navio mas numa posição que permitisse salvar a guarnição (238 Homens), o que veio realmente a acontecer. O facto de ter morrido uma praça da guarnição, foi uma coisa esporádica. Aconteceu porque não sabia nadar ou por que trazia umas botas calçadas, o que não permitiu salvar-se.

Os 237 marinheiros foram salvos e acolhidos pelo Povo de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, tendo este Acto sido considerado um Grande Acto de Bravura e Solidariedade pela comunicação social daquele tempo. Quando da evocação deste naufrágio lembrei me de salientar que foi Graças ao TALANT DE BIEN FAIRE do nosso POVO que foi possível salvar os 237 Homens. O único

falecido no naufrágio, ficou aqui sepultado no cemitério de Vila do Conde, tendo sido promovido a uma espécie de patrono da AEMAVCD (Associação dos Ex Marinheiros da Armada de Vila do Conde), associação da qual fui sócio fundador e Presidente. Foi fundada em 8/7/1996. Temos duas Catraias à vela (BRIOSA e BALTAZAR) e uma 3ª construída nos Estaleiros SAMUEL E FILHOS em AZURARA, e estamos a proceder à sua legalização no IPTM.

Já entrámos em Encontros de Embarcações Tradicionais em Seixal, Aveiro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Lanhelas, e na GALIZA Muros, Monforte de Lemos, Ferrol, Ilha de Arousa, S. Miguel de Bouzas. Temos Rapaziada que fez tropa na Marinha, e que se entretem com estas coisas. Sugiro agora que passem pelo GOOGLE AEMAVCD e em 13 FEVEREIRO de 2011 e vejam o que lá escrevi sobre um Ilustre Vilacondense já falecido e que o HC bem conheceu. O CFR AZEVEDO SOARES. Sugiro também que passem pelo blogue CRUZADORES DA MARINHA MAR DE VIANA. Por hoje é tudo. O nosso Amigo e Camarada CARRASCO disse que o blogue era meu mas mesmo assim não quero abusar da vossa paciência em me ler. Um abraço a todos os HCs. HELDER DE ALMEIDA 1ºTEN REF.

2 comentários:

Carlos V. Carrasco disse...

O Blogue é de todos os HagaCês!
Pena que tão poucos o utilizem...

João Sadler disse...

Amigo, que dizer de tanto saber e vontade de bem servir a comunidade da área de residência. Força e faz deste avançado meio, centro de conversa e permuta de experiências.