sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LIGA DOS COMBATENTES ( IV )

Programa de actividades (I)
A Liga prossegue actualmente um programa de actividades muito diversificado, em conjunto com os seus Núcleos que está centrado em 6 grandes projectos estruturantes que são :
1.Programa Liga Solidária – pretende centrar-se na construção de Lares de 3ª Idade e Creches para os combatentes e seus familiares.(Já existem lares no Porto, em Coimbra e em Estremoz e existem projectos para mais Lares que  estão dependentes de apoios financeiros).
2.Programa Cuidados de Saúde – tem por finalidade apoiar os antigos combatentes nos cuidados médicos a prestar nos locais ou perto das suas residências, com a criação de CAMPS- Centros de Apoio Médico, Psicológico e Social, que são constituídos por uma equipa com um médico de clínica geral, um psicólogo, uma assistente social e uma enfermeira que nos Núcleos ou nas suas proximidades dão apoio aos respectivos sócios. Existem actualmente CAMPS em Chaves, no Porto, em Coimbra, em Manteigas, em Lisboa, em Évora, em Beja e em Loulé e ainda GAMPS (Grupos de Apoio Médico, Psicológico e Social em Ponta Delgada, em Angra do Heroísmo e no Funchal).
3.Programa Cultura, Cidadania e Defesa – é um programa centrado no Forte do Bom Sucesso que foi cedido à Liga dos Combatentes e onde se realizam eventos de vária ordem (exposições, lançamento de livros, colóquios, etc e onde está localizado o Museu do Combatente com armamento e peças dos ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Junto ao Forte do Bom Sucesso está o Monumento aos Mortos do Ultramar em cujas paredes estão lápides com os nomes dos dez mil portugueses que morreram em combate pela Pátria e onde são realizadas as cerimónias de homenagem a esses Portugueses que pereceram no cumprimento do dever. Este Monumento é alumiado por uma chama de azeite votivo, sempre acesa, em homenagem ao soldado desconhecido e uma guarda permanente de militares dos três ramos das Forças Armadas (um ramo em cada mês), que realizam a cerimónia do render da guarda perante os visitantes daquele lugar sagrado.

Sem comentários: