terça-feira, 24 de junho de 2014

NAVIOS DA MARINHA GUERRA PORTUGUESA DOS SÉC. XVIII E XIX (III)

NAU “D. MARIA I”
Sendo Ministro da Marinha Martinho de Mello e Castro foi lançada ao mar em Lisboa, a 18 de Dezembro de 1789, juntamente com a fragata “S. João Príncipe” e o brigue “Falcão”.
Fez parte da esquadra do Marquês de Niza que cooperou com a de Nelson, no Mediterrâneo contra os franceses e berberescos. A 6 de Março de 1795 regressou de Inglaterra, em catorze dias, fazendo parte da esquadra do comando de António Januário do Valle. Vinha desarvorada e em conserva da “Conde D. Henrique”, encalhando ao entrar da barra e safando no dia seguinte sem avarias importantes.
Ficou em Lisboa em 1807, quando a corte foi para o Brasil. Em 21 de Maio de 1808 os franceses deram-lhe o nome de “Cidade de Lisboa”, e esteve sempre armada para defesa do Tejo contra os ingleses. Foi a Cádis em socorro da “Fernando VII” contra os populares, e ali foi a pique pouca de violento temporal, tendo no porão perto cem peças de artilharia de bronze, que a regência do reino lhe tinha metido a bordo em 1810, quando Massena chegou com o seu exército às linhas de Torres Vedras, ameaçando a capital.
Era navio de muita guinda e pouco lais, de excessivo jogar e de más qualidades náuticas. Foi comandada numa viagem a Angola por Francisco de Paula Leite, que depois foi Visconde de Veiros. Nessa viagem desarvorou e esteve em risco de perder-se. O seu comandante, que já era chefe de divisão, passou ao exército com o posto de brigadeiro.
Dimensões: 177 pés de quilha, 47 pés de boca, 37 pés e 6 polegadas de pontal, 74 peças.
Este modelo, a seguir apresentado, pertenceu ao Museu da Ajuda.
(In “Modelos de Navios” que pertenceram ao Museu de Marinha, elaborado pelo Capitão de Fragata João Braz de Oliveira, em 1896).
Carlos Nunes Ferreira

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