segunda-feira, 7 de novembro de 2016

“DIA DO CURSO – 2016” (II)


PRÓ-MEMÓRIA

 "COMEMORAÇÕES SAGRES 50-ALMOÇO NA SAGRES"



"Amarração reforçada, espias e regeiras de proa e popa, Lisboa a vante e o CNOCA a ré, a nau que nos formou, está entre nós, amarração reforçada por emoções que aos vindouros ficam!
A Sagres, que ao vento nos levou, tal como o CNOCA nos ventos nos iniciou, toca à faina e faz do "talant de bien faire" o talento de bem receber, cinquenta anos após viagem de instrução, tendo Angola no horizonte. Dia 22 de Outubro de2016,nevoeiro matinal, chuva persistente e vento que fustiga, os generosos HC's e suas penélopes rumam, ao "Portão Verde", local de concentração. Indiferentes à chuva impiedosa, os grisalhos marinheiros do curso HC subiram a prancha, fazendo soar as honras militares, percursoras do voo das gaivotas que pelo Alfeite pairam.
Convés, coberta dos cadetes, câmara de oficiais, instalações do comandante e praça de armas, corações ao alto mareação à bolina, memória de um passado com 50 anos de maturação, que o Imediato superou em visita guiada!
O bacalhau à Brás, iguaria moldada para tais ocasiões, base de almoço, onde o calor da amizade fraterna reinante, fez esquecer a tormenta, com que o Rei Neptuno se associou à comemoração.
Diz a tradição que, o vinho do porto e bolo alusivo, esteira de uma boa refeição, dão às palavras o sentido, sentido que coube ao cadete mais antigo, o Matos Vitorino, criar com emoção.
Volta à faina, só após a simbólica "Fotografia de Família" que reuniu os vinte e três HC's e dezasseis penélopes presentes, tendo o Infante Dom Henrique por testemunha!
ATÉ SEMPRE, NAVEGANDO À BOLINA CERRADA..."  



João Sadler Simões




Há 50 anos…










Sem comentários: