quarta-feira, 11 de setembro de 2019

MOMENTOS DUMA VISITA A TIMOR


Aproveitando a estadia, em comissão em Timor, do meu filho, efectuei uma visita à nossa última possessão ultramarina.
Devo dizer que a estadia ultrapassou todas as expectativas que poderia ter, podendo dizer, neste momento, que já tenho saudades daquela ilha.
Por isso, resolvi publicar no nosso blog algumas fotos tiradas durante a visita.
Visita a Aileu
Durante a minha estadia assisti à cerimónia de inauguração da restauração do monumento aos massacrados de Ailéu em 1942, pelos japoneses. Estiveram presentes nesta cerimónia o CEMGFA e o Presidente da Liga dos Combatentes.



Visita  Liquiçá
Durante a visita a Liquiçá constatei, com surpresa, que o Hospital local tinha sido reconstruído pela guarnição do NRP “Comandante Hermenegildo Capelo”, durante a sua estadia em Timor.



Museu da Resistência em Dili
Nesta visita fica-se com uma noção muito realista dos sacrifícios que a população timorense sofreu durante a invasão indonésia.





Cemitério de Santa Cruz, em Dili
Não se pode ir a Timor e não visitar o Cemitério de Santa Cruz onde os indonésios chacinaram cerca de 300 timorenses.


Depois de todos os sacrifícios e provações que o povo timorense passou durante a invasão da Indonésia, após o abandono por Portugal, é surpreendente a forma como este povo gosta dos portugueses e mostra sempre um carinho e uma enorme simpatia por nós.




Faço minhas as palavras do meu filho quando vem de férias a Portugal: “Deixem-me voltar para aquela Ilha”.

Espero ter a oportunidade de lá voltar em 2020, antes do fim da missão do meu filho.
Carlos Nunes Ferreira

1 comentário:

João Sadler disse...

Ao amigo Nunes Ferreira, aqui vai o meu testemunho de agradecimento sincero!
Terra do Sol Nascente, Timor é exemplo dos povos que, votados ao esquecimento e indiferença, anseiam pela identidade própria.
Que esta seja a primeira de muitas referências a depositar nesta "caixa de ressonância", sempre que algum HC, cruze mares e ares, em puro lazer.