quinta-feira, 22 de outubro de 2020

DIA DO HC

ALMOÇO DO ANO PANDÉMICO

Escorbuto, saldo vitamínico mortal entre descobridores, tomou de assalto ventos e marés, tomou de assalto a confiança dos velhos marinheiros, minou a esperança secou o risco! A “Velha Barca”, corações exaltantes, carranca henriquina com a volta ao mundo no horizonte, vimos zarpar Lisboa, para, a breve trecho, ao Alfeite regressar, não vá, sujeito menor, ser que para o ser, de proteína carece, dizimar guarnição e seu detalhe!

Pois é, o COVID19, qual “escorbuto vinte vinte”, de boca em boca, desfaz ilusões altera compromissos operacionais, usos e costumes de sociedade à beira do desenvolvimento à beira do bem estar, coloca a prazo! A máscara, antes símbolo de um teatro tão diverso e diversificado quanto o palco do mundo, agora, a troco da defesa pessoal e alheia, filtra e esconde o que de melhor temos e nos identifica, a gargalhada ou choro, o sorriso ou a dor, ADN, BI dos humanos, a que ainda pertencemos.

Tal como, de Huila a Quelimane, o Alm. Hermenegildo Capelo deu manifesta visibilidade à projeção territorial portuguesa, vulgo “Mapa Cor de Rosa”, o curso Hermenegildo Capelo, de Palmela à Ericeira, com predominância para a “Grande Lisboa”, projetou a amizade fraterna que une todos os “Filhos da Escola” e suas penélopes! Desde a publicação do Livro do Curso e colocação de placa alusiva na casa onde nasceu o nosso patrono (Palmela), ocorre regular comemoração, com igual espirito! Almoços anuais, amplamente participados, tendo o primeiro mês de Outono como referência (22 de Outubro, DIA DO HC), agora suspensos, para salvaguarda da saúde de todos (familiares e amigos).

Tertúlias, aventura tripelágica e almoço do curso, breve retomarão o rumo, rumo tão certo e definido quanto, a “Velha Barca Sagres” trilhará, retomando o mundo em tempo percorrido pelos antepassados.

VIVA O HC


João Sadler Simões

Sem comentários: