sábado, 27 de março de 2021

O PATRONO DO NOSSO CURSO (II)

 O mapa cor-de-rosa

Em meados do século XIX os países europeus com interesses em África empenharam-se em ações expansionistas tendo em vista obter argumentos que justificassem o reconhecimento internacional dos territórios que ocupavam. Foi neste contexto político que as expedições portuguesas se realizaram. Havia a necessidade de assegurar presença e estabelecer fronteiras dos territórios que historicamente já nos pertenciam.

A segunda expedição de Capelo e Ivens também respondia à intenção nacional de dominar o território entre Angola e Moçambique, unindo as suas fronteiras. A representação cartográfica deste território pela Sociedade de Geografia foi designada de Mapa Cor-de-Rosa.

Quer a França quer a Alemanha não se opuseram a esta pretensão. No entanto os ingleses não a aceitaram impondo o Ultimatum de 1890 a Portugal, o que levou o Rei D. Carlos a desistir da ideia.

  

Outras Funções

Entre as grandes explorações africanas Hermenegildo Capelo efetuou duas importantes expedições científicas no Continente. À Serra da Estrela e à Serra do Gerês, organizadas pela Sociedade de Geografia.

Mantendo-se no ativo, prosseguiu a sua carreira naval sendo promovido a Contra-Almirante em 1902. Representou Portugal em inúmeras missões científicas e diplomáticas. Internamente desempenhou diversos cargos científicos e de direção nos Institutos e Sociedades proeminentes sempre com grande distinção e foi ajudante-de-campo dos reis D. Luís e D. Carlos.

Em 1906, é promovido a Vice-Almirante e nomeado vogal do Conselho Superior de Disciplina da Armada. Em 1908 assume a chefia da Casa Militar do rei D. Manuel II. Muito dedicado ao rei, manteve-se do seu lado em 5 de Outubro de 1910. A 24 de Outubro de 1910, requereu a demissão e deu por terminada a sua carreira militar.

Foi agraciado com grande oficial da Torre e Espada, grã-cruz da Ordem de Avis, grã-cruz da Ordem de Sant’Iago, medalhas de Serviços Distintos, Comportamento Exemplar, Filantropia e Caridade e diversas condecorações estrangeiras.

Faleceu em 1917com 76 anos e foi sepultado no Cemitério dos Prazeres.

Sem comentários: