domingo, 5 de abril de 2015

NOTA FÚNEBRE




Capitão – Tenente

CARLOS AMANTE CRUJEIRA

(04 Maio 1944 / 25 Novembro 2013)
 
O Carlos Crujeira partiu para a “longa viagem” de forma um tanto inesperada e definitivamente extemporânea. Sabia-se de problemas de saúde que o afligiam há alguns anos, mas a notícia não deixou de nos surpreender e entristecer.
Recordamos aqui, com saudade mas também com orgulho e satisfação, os momentos marcantes de uma vida percorrida intensamente e com muito entusiasmo, sempre com o objetivo de fazer mais e melhor.
Oriundo de Oeiras, assentou praça na Armada em 1 de Setembro de 1963 como cadete do Curso Miguel Corte Real, tendo transitado no ano seguinte para o curso Hermenegildo Capelo (HC) onde se integrou sem dificuldade, mau grado uma propensão inata para a disputa física e verbal própria dos verdes anos da juventude.
Concluiu o curso de Administração Naval e foi promovido a guarda-marinha em Janeiro de 1968, tendo passado à Reserva em 1986 no posto de capitão-tenente, e posteriormente à situação de reforma.
Serviu a Marinha com grande integridade e empenho na Superintendência dos Serviços Financeiros, Direção do Serviço de Armas Navais e Direção de Infraestruturas Navais, tendo feito o seu tirocínio de embarque como Chefe do Serviço de Abastecimento do NRP “S. Gabriel”. Fez ainda uma comissão de serviço no Comando da Defesa Marítima de Porto Amélia e posteriormente no Comando Naval de Moçambique, de 1969 a 1971.
Quando do regresso a Portugal, o Carlos decidiu prosseguir a formação académica e licenciou-se em Finanças corria o ano de 1978.
Inicia então a transição para a vida civil que virá a concretizar-se cerca de uma década depois, exercendo entretanto várias funções entre as quais a de Assessor para os Assuntos Económicos do Presidente da República.
Dotado de invulgar capacidade de trabalho e grande energia anímica, foi membro do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cabora-Bassa, tendo passado largos períodos em Moçambique durante a década de 90 do século passado. Continuou depois a trabalhar com muita determinação nas áreas da consultadoria financeira e de gestão, onde evidenciou a longa experiência acumulada e os conhecimentos adquiridos nas mais diversas situações.
Sentimos muito a falta do Carlos e da sua presença habitual nas nossas tertúlias mensais, agora que se completam 50 anos sobre a data em que nos conhecemos e se iniciou uma amizade que os diferentes caminhos trilhados por cada um não esmoreceu.
À Leah, sua mulher e companheira nos grandes desafios que enfrentou ao subir as “enxárcias da vida”, e aos seus filhos Patrícia e Miguel, os camaradas e amigos lamentam a inesperada partida e apresentam sentidas condolências.
O curso HC
Nota: Texto enviado para publicação nos Anais do Clube Militar Naval.
 

Sem comentários: