quarta-feira, 8 de abril de 2015

NOTA FÚNEBRE



Capitão-de-mar-e-guerra

EDUARDO MANUEL MOURÃO VERDIAL LIMA SANTOS

(05.I.1947 – 09.V.2014)

A sombra da vida, vigilante confesso dos passos que damos ao longo dos anos em que nos revemos, no dia a dia, remeteu o Lima Santos para o grupo dos que, por ironia do destino, são ausência perene. Ausência, tão dura e dolorosa, quanto a memória teima em manter viva a presença dos que nos são queridos, sentimento de dor que na família permanecerá!
O primeiro encontro, tão comum e vulgar quanto o concurso a um estabelecimento de ensino superior, reuniu ilustres desconhecidos, de origens díspares e vontade igual, aceder a conhecimentos e alcançar uma forma de trabalho estruturada e com objetivos. O candidato Lima Santos marcou presença, desde logo, com a determinação e entrega sobejamente provadas no âmbito académico.
Discreto, trabalhador e disciplinado, o amigo Lima, não obstante a sua juventude – 1947 foi o ano que o viu nascer – revelou, desde logo, maturidade e consistência de pensamento, nem sempre compreendidas e mesmo aceites.
Os anos de desempenho e entrega, fruto de uma carreira naval a que se entregou com abnegação e coragem – cerca de 35 anos – ficaram marcados pelas especializações em eletrotecnia e submarinos, escotilha de acesso aos segredos e perigos que o mar encerra no seu mais profundo segredo, ou seja as águas imersas, cuja vida está vedada aos humanos. Durante cerca de nove anos, fez do Barracuda, Albacora e Delfim o seu local de partilha de emoções, transmitindo às guarnições, os princípios e conhecimentos que adquiriu e consolidou.
As limitações de autonomia e bem estar com que se confrontou, enquanto reformado, não o inibiram de estar presente em vários convívios do “Curso Hermenegildo Capelo” – tertúlias e almoços – animado pelo espírito de grupo, alicerçado no sentimento de camaradagem que sempre cultivou.
Neste último adeus, agora que o amigo Lima Santos nos deixou apresentamos condolências, em particular para a sua mulher, Anabela, e filhas.         

Nota: Texto enviado para publicação nos Anais do Clube Militar Naval.

Sem comentários: