terça-feira, 2 de janeiro de 2024

COMEMORAÇÕES DO SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO CURSO

 

PRÓ-MEMÓRIA RÉVEILLON 2023-24

 Manda a tradição que, com as badaladas do relógio, os crentes na sabedoria popular, às passas recorram para fazer chegar, a quem de direito, os seus mais insondáveis desejos. Doze badaladas, doze passas, outros tantos desejos em mente registados, não vá alguém sondar, escutar ou mesmo profanar, pois quase a espiritual soa!
Por aqui badaladas, por ali campanadas, por aqui passas por ali uvas, afinal somos ibéricos e na mesma jangada navegamos, as mesmas raízes partilhámos, basta dar conta das diferentes interpretações da história que aos curiosos é contada e explorada.
O que leva então, catorze cidadãos tomar de assalto o Vimeiro, terra de boas águas e farta história, para comemorar? Sessenta anos de histórias, muitas passas, por vezes, as do Algarve que, sendo aziagas, deixam marcas, magoam, que o diga o nosso Zurara, a tais artes focado.
Por terra e mar, de peso relativo diferenciado, pois alguns nem sempre à cava resistiam quanto mais à onda, comandando ou comandado, de biela ou de tulha, sentiram na pele o que à pele chegava, e, queirosiano ou vernáculo, à "voz da abita" vai assoreando, não vá, garrando para outro fim, e ao Além ficar o brado. Torre do Tombo HC, assim alcunhado, assoreamento pelo Alfeite depositado, cerne de uma vida que urge reviver, inspiração acalentada pelo horizonte, linha que a todos diz muito, embora de imaginário viva como a história que nos une!
Arriba de Porto Novo, onde Wellington desembarcou para, lá pelo Vimeiro se bater contra Junot que, a mando do Napoleão, invadia Portugal. Nem Santa Rita lhe valeu! Refrega famosa, tal como a dos ex-marujos e suas Penélopes, pois a ocasião faz o folião e esse, não deixou os créditos por mãos alheias, e como se da "Velha Barca" se tratasse, fizeram das suas, o "inferninho" recriaram! 
Sete pares, eis o que resta da Armada Lusitana HC, foz do Alcabrichel vencido, tomaram de assalto o Golf Mar, vestiram a imagem do eterno REI DO ROCK, afinaram estilos adormecidos, e tomaram de assalto, o RÉVEILLON, formando comboio, FORM1, pois é sua formação é disciplina operacional, por demais treinada, pelo Reino de Neptuno. 
Insondável, o sentimento criado por Las Vegas e o Rei Elvis e sua Presley, insondável o renascer do impulso roqueiro até que a vida nos leve...levemente, insondável as origens de tanta arte na dança, talvez pela morna sustentada. É que longe vai o tempo em que, as lágrimas em tez crispada correram, só pela Barca Sagres ter sido recordada!
Bombordo, o que aos feitos deu assento, de céu cinzento e vaga larga, só se for pelo rancho, que sendo farto, viveu insondável sucesso, tal o tema escolhido, tal a ementa para a gala, senão vejamos:
Bisque de Lavagante...talvez de delicias do mar, pois como sugere M. Luther King Jr, "If I cannot do great things, I can do small things in a great way";
Camarão selvagem...talvez do Pingo Doce, pois como cantam os The Rolling Stones "You Can't Always Get What you Want";
Bacalhau confitado...talvez do pequeno pois graúdo...deus me valha, ao sabor do "yellow Submarines" dos Beatles;
Tornedó de novilho...talvez do Campo Pequeno, à luz do "Love me tender" do Elvis;
Não é pois de estranhar que, ao "Light My Fire" dos Doors, seja associado o shot de tequila&lima, alka-seltzer que abriu portas ao novilho que, do curro ao prato virou página! Enfim, excelente gala dos anos sessenta, serviço generoso e, claro, o fascínio/mistério, por revelar, dos desejos formulados! No RÉVEILLON 2024/25, encerramento das comemorações agora iniciadas com dignidade, e, para o qual, nos foi endossado convite, a história repete-se, os narradores talvez não!
As passas, endossadas com aviso de receção, foram contadas, reclamadas e, mal soaram as contas do tempo e do Raposeira, aos foliões, asa da ponte, noite amena, posto de vigia guarnecido, foi oferecido o tradicional fogo de artifício. Espetáculo de cor e som, amplamente registado pelos incautos operadores de telemóvel, ou seja, muita parra e pouca uva!
Afinal o bom bordo foi exuberante, o bom bordo reforçou as amizades, e o "ANOS 60 ROCK FEVER" superou as expetativas! AQUI VAI UM BEM-HAJA PARA O GOLF MAR.
IRRITANTEMENTE OTIMISTA OU NÃO, REFORÇO OS VOTOS DE UM 2024 EM PAZ E COM SAÚDE E, CLARO, ATÉ 2024/25."
João Sadler Simões



Sem comentários: