terça-feira, 30 de janeiro de 2024

O GT NA “FÁBRICA LEIVEIRA”, EM AZEITÃO

 

PRÓ-MEMÓRIA

Matéria, nem sempre prima, pois prima pela diferença, prensa, nem sempre mecânica, pois, o cidadão faz das mãos a diferença, estas sim, imutáveis, secagem, competência da natureza e, pigmentos, fonte de cor, fonte de energia de uma vida que, fragmentada 14×14, dá o mosaico que, cada um de nós, retém para o futuro -O AZULEJO HC- em múltiplos contido, quer seja o simples versão HC60, ou painel às descobertas dedicado, chafariz que apela dos transeuntes de Paço D'Arcos, moderação e contemplação, enfim, indiferentes à tormenta, seja ela a de então, seja a do futuro, que tão ameaçado está!
Ensaio, erro, ajustamento, aperfeiçoamento e retoque, o AZULEJO HC, criação do Alvarinho Gaspar, com o mar e a Barca Sagres, sonhada e recriada, por décadas, o 2034 há-de alcançar, pois foi o seu presságio o seu desígnio.
N10, qual fórmula química condutora, reta moderada por enfadonhas rotundas, só o sabor e arte que ao estômago é devido, foi escala, foi porto de abrigo. Dose ou meia, fonte de vida que, em dose ou meia, deu ao corpo o que por ele é devido, a energia para ouvidos atentos, "chegar ao seu destino", a Leiveira, onde a história do azulejo, é  escrita é pintada, arte que se esconde ou se passa, e aos árabes é devido.
Azeitão, Vila Nogueira por demais conhecida, torta ou direita, terra do moscatel, tão afamado, tão divulgado, que, Travessa do Aquilino Ribeiro vencida, aos viajantes restou perguntar, pois Google Map ou GPS, não tem encanto, encanto é ao vizinho perguntar, pois esse vive de amor, amor à terra que o viu nascer! Que o diga o cego, cegueira que deu luz à criação, à pastelaria por seu azar batizada, e eis que, a "Pastelaria Cego", essa mesmo, deu à luz os memes, esses e tortas, as originais!
Já o Sol batia no horizonte, indiferente ao bem que fez, quando o encontro se desfez! Aos marinheiros, as ajudas à navegação, sejam estrelas ou faróis, são orientação, e esta, não consta de lista, consta de mapa, o mapa das ajudas às ROTAS HC, é a bomba da Galp-Oeiras.
João Sadler Simões



Sem comentários: