domingo, 19 de janeiro de 2020

NRP “HERMENEGILDO CAPELO”

Havendo algumas dúvidas sobre o destino da fragata que durante mais de 40 anos ostentou o nome do ilustre patrono do nosso curso, Vice-Almirante Hermenegildo Carlos de Brito Capelo, podemos dizer que o navio foi afundado ao largo de Portimão, em 15 de Junho de 2013, integrando a “esquadra” submersa que jaz no parque subaquático Ocean Revival, constituído pela “Oliveira e Carmo”, pelo “Zambeze”, e posteriormente pelo “Almeida Carvalho”, para realização de turismo de mergulho.
Pela informação obtida o afundamento deu-se em cerca de dois minutos através de diversos rombos no casco provocados por explosões controladas, ficando o navio assentado a cerca de 30 metros de profundidade.
Na net podem ser encontradas notícias e fotografias sobre o navio e o seu afundamento.
Por curiosidade, nas muitas comissões em África, a “Hermenegildo Capelo” terá cruzado o Equador cerca de sessenta vezes e, mais tarde, foi o primeiro navio a integrar MISEF’s na guarnição.
Muitos camaradas HC embarcaram na Capelo e o vínculo sentimental que nos ligava ao navio foi patenteado nas comemorações do 25º aniversário do nosso Curso em que um grupo significativo de camaradas passou o dia a bordo com saída do navio para o mar.

Sem comentários: