terça-feira, 14 de outubro de 2014

50º ANIVERSÁRIO

ALOCUÇÃO AO CORPO DE ALUNOS DA ESCOLA NAVAL
EM NOME DO CURSO HERMENEGILDO CAPELO
PELO ENG. JOÃO MANUEL GOMES DE OLIVEIRA
ALFEITE, 9 DE OUTUBRO 2014
Cadetes,
É para mim uma honra e um prazer ter esta oportunidade de vos dirigir algumas palavras, nesta data que marca a entrada na Escola Naval dos cadetes do Curso Hermenegildo Capelo, o que aconteceu há exatamente 50 anos no dia 1 de setembro passado. Agradeço aos meus camaradas e amigos o terem-me pedido para vos representar nesta Cerimónia tão significativa,  que nos faz reviver tantas recordações, e que também por isso nos emociona. Todos estamos muito agradecidos à Escola Naval por nos ter convidado a participar nesta importante data de celebração, e pela maneira calorosa com que nos acolheram.
 
Cadetes, é extraordinário pensarmos em termos de 50 anos, meio século! O Mundo mudou tanto neste meio século! Só para citar alguns acontecimentos dos últimos 50 anos, lembremos:

A chegada do Homem à Lua. O 25 de Abril. A União Europeia e o euro. Os inúmeros conflitos em vários continentes com tanto sofrimento, violência e destruição. Uma diferente balança de relações internacionais. O progresso extraordinário no domínio dos computadores e das telecomunicações. A internet. A globalização. Os avanços no campo da medicina.

Certamente mudanças da mesma envergadura e alcance irão também ser sentidas nos próximos 50 anos, quando vós, cadetes aqui presentes, ireis saudar as gerações futuras.

Cadetes, vós tereis que estar preparados para este novo Mundo em evolução permanente. Mas é importante terem sempre presente o que não muda e permanece. Não mudam e permanecem os conceitos básicos que aprendemos na Escola Naval e a preparação que adquirimos para a nossa vida profissional.

Penso em particular na disciplina, no espírito de corpo, na camaradagem, na solidariedade e nos fortes laços de amizade que entre todos, através dessa formação, são criados.

Penso  na preparação para exercer a liderança, para tomar decisões em situações difíceis e sob condições incertas.

Penso na capacidade de organização, de definir objectivos.

Penso no cumprimento de uma missão, solidariedade, apoio e dedicação na ajuda aos que estão em perigo no mar.

Estes são princípios fundamentais para um a vida profissional exemplar, para uma vida profissional em que poderão dizer aos vossos filhos e netos que contribuíram para um a sociedade justa e mais humana.

Cadetes, a vossa missão e preparação profissional estão intrinsecamente ligados ao mar.

O mar é uma realidade extraordinária para Portugal, uma notável Nação marítima, que tem entre Portugal Continental, a Madeira e os Açores uma superfície marítima, em termos da Zona Económica Exclusiva ou ZEE, que é quase 20 vezes superior à superfície terrestre. Se incluirmos a plataforma continental para além das 200 milhas, uma iniciativa que o Governo Português está a tomar junto das Nações Unidas,  o território subaquático chega quase aos 4 milhões de quilómetros quadrados, ou cerca de 40 vezes a superfície terrestre! O que é extraordinário é que nos nossos dias e apesar dos avanços da ciência, o mar continua a ser essencialmente desconhecido. O seu fundo continua a ser inacessível, consequência de temperaturas e pressões excessivas e dum relevo submarino extremamente acidentado e irregular.

O mar é uma fonte enorme de vastos recursos naturais ainda por explorar, em áreas como a biotecnologia marinha, a extração de recursos geológicos não energéticos, a exploração e a produção de petróleo e gás natural, as energias renováveis. O mar é fundamental para o transporte de mercadorias entre continentes.

Numa publicação do Departamento de Engenharia Mecânica do M.I.T, prestigiosa Universidade Americana, afirma-se que “ como 95% do oceano ainda está por explorar, ainda há muito que não conhecemos. O futuro previsível do oceano apresenta enormes desafios de engenharia para aperfeiçoarmos a nossa capacidade de investigar, compreender e operar neste meio relativamente inexplorado. No entanto, à medida que vamos poder utilizar os recursos e oportunidades que os oceanos têm para oferecer, mais nós temos a responsabilidade de os proteger”.

E, cadetes,  sublinho aqui a tema de proteção dos recursos do mar, componente essencial da vossa vocação. Proteção num sentido de segurança, mas também num sentido de meio ambiente e valor económico.

Em suma, o mar é uma realidade de enorme valor económico para Portugal. A sua defesa e proteção são essenciais, não só para o nosso País como para o Mundo. A vossa vocação é de louvar, merece grande respeito e reconhecimento. A vossa contribuição futura para o nosso Pais é notável.

Cadetes, como disse antes grandes mudanças certamente irão acontecer nos próximos 50 anos ou meio século, mas nunca se esqueçam que conceitos e valores fundamentais que aprendem através destes anos de formação na Escola Naval, serão sempre de grande valor para o vosso futuro e o vosso sucesso. Eu e os meus camaradas do Curso HC queremos que tenham um futuro próspero e que sintam que contribuíram duma forma real para a sociedade. Queremos que se sintam realizados. Que nunca se esqueçam que a forma de alcançar uma vida profissional rica é de respeitar sempre princípios fundamentais, alguns dos quais vou citar:

·         Sempre demonstrar altos valores de ética e moral, honra, integridade e honestidade,

·         Respeitar os outros e estar pronto a ajudar os mais desfavorecidos,

·         Assumir responsabilidade pelos seus atos,

·         Ter iniciativa, não aceitar a comodidade da rotina, mas identificar possibilidades de aperfeiçoamento e melhoria das atividades em curso,

·         Nunca abandonar a confiança no futuro, mesmo quando surgem situações de adversidade,

·         Sempre ter uma atitude positiva mas realista, em que erros são reconhecidos e não escondidos, ao mesmo tempo que  alternativas e possíveis soluções são sempre consideradas.

Cadetes, em nome do Curso HC nós vos desejamos um futuro próspero e o maior sucesso na vossa carreira. Foi para nós uma honra ter esta oportunidade de vos transmitir os nossos votos sinceros de sucesso. O vosso futuro será brilhante, a vossa Missão é de grande relevo e é motivo de orgulho para Portugal.

Não posso acabar sem evocar os nossos queridos camaradas que nos deixaram precocemente, por doença ou acidente. Pensaremos sempre neles e teremos a sua memória sempre nas nossas recordações. Como tal, estão hoje presentes nesta Cerimónia.

Para terminar tenho aqui que repetir palavras simples mas de grande significado que estão presentes no Portal da Escola Naval: “Servir na Marinha é ser herdeiro de um legado com mais de nove séculos ao serviço de Portugal, e fazer parte duma nacionalidade, onde antigos marinheiros descobriram o mundo, e tu podes descobrir uma vocação”.

Muito obrigado.

JOÃO GOMES DE OLIVEIRA

Sem comentários: