quinta-feira, 9 de outubro de 2014

50º ANIVERSÁRIO

Voltando à Sala Aljubarrota do Forte do Bom Sucesso, usou da palavra o nosso camarada Pereira Macedo que apresentou a cerimónia.
Seguiu-se o Lopo Cajarabille que iniciou o seu discurso com uma especial saudação às viúvas e demais familiares de alguns membros do curso, nunca esquecidos, que nos quiseram acompanhar naquele momento de união e recordações. Salientou que os cursos da Escola Naval têm um forte espírito de coesão com celebrações bem marcadas, que começam nos 100 dias antes do fim do curso e se prolongam pela vida fora, com manifestações frequentes, merecendo maior destaque os aniversários dos 20, 40 e 50 anos.
Referiu que a exposição pretende evocar simbolicamente o afastamento dos entes queridos e a consequente espera pelo seu regresso, situação que é muito comum na vida militar e nos marinheiros em particular. A inspiração foi colhida na figura de Penélope, da mitologia grega, que utilizou alguns estratagemas relacionados com o tempo de elaboração de tarefas artísticas, tendo como propósito adiar as imposições de casamento, enquanto mantinha a esperança no regresso do seu grande amor, Ulisses, dado como desaparecido. A história tem um final feliz, pelo que nos agradou especialmente.
Terminou destacando: - “Acima de tudo, talvez o mais importante seja registar a manifestação de solidariedade e de amizade que está presente na alma deste evento e que nos acompanha desde a juventude na Escola Naval, para crescer com o tempo e se transformar num valor que guardamos como uma riqueza insubstituível. O curso Hermenegildo Capelo navegará eternamente nas brumas do tempo, atracando a quem o quiser estudar e apreciar com base nos relatos, figuras e fotos que nos encarregamos de elaborar e coligir. Está portanto assegurada a sua permanência na biblioteca da vida naval. Para nós será motivo de orgulho”.
Finalmente usou da palavra o Gen Chito Rodrigues que cumprimentou os presentes referiu o importante papel da Liga dos Combatentes e agradeceu ao Curso ter escolhido a Liga para este evento.
Oportunamente serão publicadas as imagens.

Sem comentários: