terça-feira, 7 de outubro de 2014

DA VEDETA À VELA, APÓS 50 ANOS DE VIDA

O caimento, esse desvio do destino, exige do navegador a perícia assim como da vida vivida. Irmanados pelo mesmo sentimento, vividos marinheiros vencem a prancha e tomam conta da vedeta, anotando os momentos passados. VALEU A PENA!!!.
A maré, que pelo rio sobe ou desce, faz da vedeta o seu jogo, do qual não há vencedores nem vencidos, antes a torpeza da vida agora memória distante. O destino, a BNL, é alcançado com a justeza de rotina feita, e os velhos marinheiros, identificando os cantos da casa que já foi sua, anotam as diferenças e as marcas do seu tempo.
Ausentes os reis reinam os almirantes dando à Marinha dos nossos dias o destino da sua crença, nem sempre realizada. Recebidos com as honras devidas, coube ao Alm. CN, apresentar o dispositivo e ação com emoção e desencanto, já que a crise, esse diabólico estado, é tormenta porventura mais dura e duradoura que o temível sudoeste rijo, enfim coisa dos políticos!.
Agora, do mar para terra, da vedeta para o autocarro, a BNL é percorrida de lés-a-lés, sempre contemplando os temíveis e caros meios que, no seu todo, constituem o dispositivo cuja amarração forte e segura faz deles vulgar objeto. VIVA OS DESCOBRIMENTOS!!!.
Do velho para o novo, da DA para a ES, eis que a Sagres, essa eterna memória de um passado de feitos de mar e audácia, com os seus 75 anos, faz a sua aparição. Infante atento, mastros erguidos, velas caíndo, eis a “velha náu” a receber o curso Hermenegildo Capelo, 48 anos após a sempre recordada viagem a Angola.
A prancha vencida, algum torpor de movimentos, as honras cumpridas e, palmo a palmo, do convés aos beliches, o inferninho é recriado. ETERNA SAUDADE!!!.
A manhã vai longa e os velhos marinheiros, acusando alguma fadiga, após travessia da Ponte 25 de Abril, encontram porto de abrigo no restaurante “Palmeira”, na Rua do Crucifixo, local escolhido para um reconfortante almoço, digo bem almoço e não rancho. A Sagres, tendo a docagem por destino, fechou o rancho aos HC’s!!!. 
João Sadler Simões

Sem comentários: